Pesquisadores do CPMSAL/UFPR

webcam-toy-foto2.jpg
RODRIGO CZAJKA

Possui graduação em Filosofia (2001) pela Universidade Federal do Paraná/UFPR, mestrado (2003) e doutorado (2009) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Entre 2009 e 2011 foi Professor Adjunto de Sociologia vinculado à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM, campus Diamantina (MG). Entre os anos de 2011 e 2015 foi Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Antropologia e também docente/pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista/UNESP, Campus Marília/SP. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Tem experiência na área de Filosofia e Sociologia com ênfase em Sociologia da Cultura e Pensamento Social Brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e sociedade, indústria cultural, intelectuais, esquerdas, teoria social marxista, resistência cultural, ditadura militar e redemocratização no Brasil. E-mail: rodrigoczajka@ufpr.br

MILIANDRE GARCIA

Licenciou-se em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), concluiu mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a dissertação "Do Arena ao CPC: o debate em torno da arte engajada no Brasil" (1959-1964), doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a tese "Ou vocês mudam ou acabam: teatro e censura na ditadura militar (1964-1985)" e concluiu os estágios pós-doutoral em História pela Universidade de São Paulo (USP), com o trabalho "Políticas culturais na ditadura militar: a gestão de Orlando Miranda no Serviço Nacional de Teatro (1974-1979)" (2010) e na Universidade Federal Fluminense (UFF) com a pesquisa "Afinidades eletivas entre a Música Popular Brasileira (MPB) e o teatro engajado na década de 1960" (2017). Em 2007, publicou o livro "Do teatro militante à canção engajada: a experiência do CPC da UNE (1958-1964)", pela Fundação Perseu Abramo. De 2008 a 2009, desenvolveu uma pesquisa financiada pela Fundação Biblioteca Nacional que resultou no trabalho "Um intervalo entre dois atos: a censura teatral no Rio de Janeiro na transição das ditaduras (1945-1964)". Em 2019, publicou o livro, em parceria com Silvia Cristina Martins de Souza, "Um caso de polícia: a censura teatral no Brasil dos séculos XIX e XX, pela Eduel. Em 2021, organizou com Carlos Fico dois volumes da coletânea "Censura no Brasil Republicano", publicado pela editora Sagga. Foi professora adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus de Diamantina/MG. Integrou também como professora adjunta os departamentos de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente, é professora do Centro de Artes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba I. Atuou como secretária da Associação Nacional de História - Seção Paraná (Anpuh-PR). Transita pelos seguintes temas: arte e cultura, engajamento artístico, ditadura militar, censura e autoritarismo, resistência cultural.

mili.jpg
lissandro_edited.jpg

Licenciado em História (2003) ,especialista em Ciência Política pela Universidade Estadual de Goiás/UEG(2005), mestre (2012) e doutor (2016) em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Professor Adjunto do Departamento de Sociologia/DECISO, da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Editor da Revista Despierta; Conselheiro editorial da Revista Conflicto Social,Espaço Livre e Revista Sociologia em Rede. Tem interesse e desenvolve investigações em Sociologia Política Contemporânea, Sociologia das Organizações, As Classes Sociais no Capitalismo Contemporâneo, Estado Neoliberal na América Latina, Sociologia da Argentina Contemporânea, Discurso e Dominação na Contemporaneidade, Luta de Classes e Criminalização da Contestação Social etc.

LISANDRO BRAGA

EDUARDO RUSSO RAMOS

DÉDALLO DE PAULA NEVES

WALMIR FARIA

MARCO ROSSI

MARCELO RIDENTI

do CPMSAL/UFPR